quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Lesões Desportivas - O que fazer e não fazer


A prática desportiva é essencial para o bem-estar físico e mental. Quer sejamos velhos ou novos a actividade física deveria ser parte integrante do nosso dia a dia. Como forma alternativa à rotina, ao sedentarismo e ao stress, o desporto de lazer ou de competição representa para todos nós a busca de Prazer, Beleza e Saúde.


Sendo o corpo, e principalmente o sistema músculo-esquelético, o objecto privilegiado de todos os desportos ou da actividade física, pode ser sujeito a uma série de inconvenientes de ordem física.
A maioria das lesões desportivas são resultado de um traumatismo "externo", de forças dinâmicas internas ou de um esforço excessivo. Sendo assim, conhecer a sua causa será a maneira mais fácil de evitar as lesões e das controlar.
Sempre que sentir dor, diminuição de força, instabilidade, tensão muscular intensa, procure imediatamente um profissional de saúde para avaliar o grau de gravidade da sua lesão, aconselhar e prestar os primeiros cuidados. No entanto, deverá saber que os cuidados a ter nas primeiras 48 horas após uma lesão (ruptura muscular ou ligamentar, entorse, traumatismo, etc.) são determinantes para uma recuperação mais rápida e eficiente.
Assim sendo, se tem uma lesão deverá fazer:
- Repouso - Parar toda a actividade que provoque aumento de dor ou outra sintomatologia.
- Gelo - Aplicar na região lesada, durante 15 minutos , de 3 em 3 horas.
- Compressão - Comprimir a região lesada de modo a controlar o edema e o derrame.
- Elevação - Elevar a zona lesada de modo a facilitar a circulação sanguínea de retorno.
- Avaliação/Diagnóstico - Procure imediatamente um profissional de saúde qualificado no despiste, tratamento e aconselhamento destas situações.

NÃO DEVERÁ FAZER:
- Calor - Promove a vasodilatação, aumentando o derrame.
- Álcool - Não deve beber bebidas alcoólicas porque o álcool é um potente vasodilatador.
- Massagem - Aumenta o edema e o derrame, sendo agressiva para os tecidos em cicatrização. - Actividade - Solicitar demasiado cedo as estruturas pode agravar a situação.

Quando se encontrar devidamente recuperado, deverá entao proceder com o retorno á actividade física.
Para retomar a actividade desportiva de forma segura, não basta estar completamente recuperado da sua lesão.
- É essencial readquirir força, flexibilidade, mobilidade, equilíbrio, coordenação e segurança emocional, para uma prática saudável do exercício físico.

Sem comentários:

Enviar um comentário